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quarta-feira, 28 de agosto de 2024
10 dicas de Marketing Digital para aumentar as vendas
1. Entenda o que é Marketing Digital de fato
Você já deve ter ouvido falar que o Marketing Digital é um grande aliado para aumentar a presença digital dos negócios e, consequentemente, as vendas. Certo?
Mas você sabe realmente o que isso significa e como ele pode ser utilizado? Se ainda não tiver certeza, não se preocupe, porque vou te explicar agora!
O Marketing Digital é um conjunto de estratégias e ferramentas que as empresas usam para se relacionar com o público-alvo através dos canais digitais — que podem ser sites, redes sociais, e-mails, entre outros.
E por que é importante investir em Marketing Digital? Simples: é um meio muito eficaz de alcançar inúmeras pessoas, conquistá-las e fidelizá-las com um alto retorno sobre o investimento.
Isso porque as estratégias de Marketing Digital permitem que as empresas obtenham informações precisas sobre o público-alvo, possibilitando uma comunicação mais direcionada e personalizada!
2. Conheça bem o seu Perfil de Cliente Ideal
Se você quer aumentar as vendas online, antes de dar início a qualquer estratégia de Marketing, um dos primeiros passos é criar a sua persona.
Afinal, do que adianta gastar tempo e dinheiro produzindo conteúdo e anúncios se eles forem direcionados para as pessoas erradas?!
Vá além de saber apenas o gênero, a idade e a classe social do seu público. Descubra quais são as suas:
Dores;
Desejos;
Necessidades;
Ídolos;
Hobbies…
Quanto mais informações você tiver sobre a persona, tenha certeza: sua estratégia terá muito mais chances de sucesso!
3. Seja facilmente encontrado
Ter um site é importante? Muito. Mas é suficiente? Não. De nada vai adiantar se os seus potenciais clientes não conseguirem encontrá-lo!
E, para que eles te localizem, você precisa investir em conteúdo e conseguir um bom posicionamento nos mecanismos de pesquisa — com destaque para o Google, é claro.
Estar na primeira página do Google é deixar a sua empresa sempre em evidência. Afinal, quando o usuário pesquisa algo, ele quer uma resposta rápida e raramente vai ficar navegando por várias páginas para encontrar o que procura.
Pense nas suas pesquisas pela Internet: ouso dizer que você começa acessando os sites que aparecem nos primeiros resultados! E como será que eles conseguem aparecer ali?
SEO (Otimização para Mecanismos de Busca)
Além do Marketing de Conteúdo, as empresas utilizam técnicas para otimizar os sites e aumentar as chances de subirem no ranking do Google. Ou seja:
Produzem conteúdos — geralmente em um blog — com palavras-chave que sejam relevantes para o público-alvo;
Melhoram a velocidade de carregamento das páginas;
Utilizam outras técnicas de SEO, como responsividade para dispositivos móveis, criação de backlinks e guest posts… Tudo isso (e muito mais) faz a diferença!
4. Ofereça conteúdo de valor
Já falei aqui sobre a importância do conteúdo, né? É porque não tem jeito: você pode pesquisar as melhores dicas de Marketing Digital em trezentos lugares e, em todos eles, o Marketing de Conteúdo será citado!
O tráfego orgânico — que, por sinal, é um ponto forte da Orgânica — é fundamental para quem quer aumentar as vendas online. Consiste basicamente em trazer o seu público até o seu site sem precisar pagar por isso. Funciona como um ativo da empresa para ficar nas primeiras posições do Google, sempre em evidência, sempre próximo!
E como conseguir? Mandando-o comprar incessantemente e enviando o seu link para pessoas aleatórias no WhatsApp? Claro que não!
Entregando conteúdo que gere valor, que seja realmente relevante e que faça o seu cliente pensar: “Opa, esse pessoal sabe do que está falando”.
Por exemplo: você tem uma loja virtual de roupas? Pode ser interessante montar um blog e escrever artigos sobre dicas de moda, o look ideal para cada evento, apresentar as tendências para o ano…
A partir do momento em que você consegue fazer o cliente ir até o e-commerce, você gera um lead e cria um relacionamento com ele, e aí fica muito mais fácil convencê-lo a comprar. Inclusive, é assim que funciona o funil de vendas e o Inbound Marketing!
Mas lembre-se: primeiro você precisa definir bem a sua persona, para depois pensar em assuntos que sejam relevantes para cada etapa da jornada do consumidor.
5. Otimize suas campanhas de tráfego pago
Acompanhando as métricas adquiridas com o tráfego orgânico, você obtém informações muito importantes, como:
Quais são as páginas mais visitadas;
Qual tipo de conteúdo o seu público passa mais tempo consumindo;
As palavras-chave que mais geram engajamento, etc.
A partir daí, você pode usar o tráfego pago (os famosos anúncios) para aumentar o interesse do seu público, acelerar as vendas online e até reter clientes. Isso porque você terá em mãos uma segmentação muito precisa!
Em outras palavras, você conseguirá separar o público por gênero, idade, localização, interesses, canais, dispositivos mais usados... antes de começar a rodar o anúncio ou, até mesmo, depois que ele já estiver rodando.
É por esse motivo que o Marketing Digital é tão eficaz! Afinal, qual publicidade offline permitiria esse tipo de segmentação e otimização?!
E mais uma vez: entendeu a importância de conhecer a sua persona? Sem isso, são grandes as chances de perder dinheiro!
Se você já investiu em anúncios de Marketing Digital, mas não teve o retorno esperado, talvez o problema esteja justamente aí — na falta de otimização.
Otimizar uma campanha significa identificar pontos que estão gerando resultados positivos e aqueles que estão impedindo o sucesso. É como encontrar a chave certa para abrir a porta das vendas online!
Imagine que você tem uma loja virtual de cosméticos e criou um anúncio no Google Ads para divulgar sua linha de maquiagens. A campanha está gerando cliques, mas poucos desses cliques estão se convertendo em vendas.
Ao otimizá-la, você pode identificar, por exemplo, que o problema está no público-alvo escolhido. Talvez esteja alcançando pessoas que não têm poder aquisitivo para comprar seus produtos e, com essa informação, você pode ajustar o público-alvo e aumentar as chances de conversão.
A otimização também permite que você teste diferentes abordagens, identificando o que funciona melhor para o seu negócio. Assim, você aprimora sua estratégia de Marketing Digital cada vez mais!
Ainda vale lembrar aqui que o Google Ads não é o único lugar em que você pode anunciar. Também é possível fazer anúncios no Facebook e no Instagram através do Meta Ads, por exemplo.
6. Crie uma presença forte nas redes sociais
Você já parou para pensar em como as redes sociais podem impactar diretamente as vendas do seu negócio? Pois é, elas se tornaram um dos principais canais de comunicação com o público e, consequentemente, uma ferramenta fundamental no Marketing Digital!
Só que não basta criar um perfil em todas as redes sociais existentes e publicar conteúdos aleatórios, é preciso escolher as plataformas certas — aquelas onde o seu público está presente — e criar um planejamento de conteúdo estratégico.
Pense em uma loja que vende roupas fitness, por exemplo. O Instagram e o TikTok são canais com inúmeros usuários interessados em saúde e bem-estar, o que torna essas redes sociais ideais para essa marca. Já o LinkedIn, apesar de ser uma rede social muito importante para networking e conexões profissionais, não seria a melhor opção!
E além de priorizar as plataformas certas, é essencial manter uma frequência de publicação que seja regular e atrativa para o seu público — já que as redes sociais são um canal de relacionamento, é importante estar presente e interagir com ele constantemente!
Mas como criar um conteúdo atrativo? Uma boa dica é pensar em como a sua marca pode ajudar o seu público, trazendo informações relevantes e soluções para as dores dele.
Se a loja de roupas fitness, que mencionei antes, publicar opções de exercícios e receitas saudáveis, por exemplo, ela estará gerando valor para o seu público e, como resultado, aumentando as suas chances de vendas!
7. Vá além das redes sociais!
Quem é que não tem hoje um perfil no Instagram, Facebook ou Twitter?! Dentro do Marketing Digital, as redes sociais são os canais mais populares, então elas devem, sim, fazer parte da sua estratégia de Marketing Digital.
Mas não se engane: para manter seu público interessado e aumentar as vendas online, o segredo está em diversificar seus canais de comunicação — e é para isso que serve o Inbound Marketing!
Essa metodologia se baseia em atrair o público e manter um relacionamento constante, por meio do Marketing de Conteúdo e de variados canais, que são usados em cada etapa do funil de marketing e vendas.
Por isso, aqui vão alguns canais e técnicas do Inbound Marketing que você pode utilizar em parceria com as redes sociais:
Site;
Blog;
Landing Page;
SEO;
E-mail Marketing;
CRM.
8. Use o E-mail Marketing na sua estratégia
Você já se pegou checando seu e-mail diversas vezes ao dia? Confesso que eu sou uma dessas pessoas que adoram dar uma olhada nas novidades que chegam na caixa de entrada!
E é até por esse hábito que o E-mail Marketing se torna uma dica de Marketing Digital fundamental para aumentar as vendas online.
Com ele, você consegue se aproximar ainda mais do seu público e nutrir esse relacionamento ao longo do tempo, enviando principalmente conteúdo personalizado — de acordo com a análise do comportamento e dos interesses dele.
Além disso, essa é uma maneira eficaz de conduzir seus leads pelas etapas do funil de vendas, através de conteúdo específico para cada momento da jornada do consumidor.
Mas o melhor de tudo é que o E-mail Marketing pode ser usado por qualquer tipo de negócio, desde pequenas lojas virtuais até grandes empresas! Não é à toa que muitas utilizam o E-mail Marketing para oferecer descontos exclusivos, lançamentos de produtos e serviços ou materiais exclusivos, como e-books, pesquisas e webinars.
Apenas é importante lembrar que tanto o assunto quanto o conteúdo dos e-mails deve ser envolvente para os leads sentirem vontade de abrir, ler e interagir com você. Dessa forma, é possível gerar valor e transformá-los em clientes fiéis!
9. Monitore seus resultados e ajuste o que for preciso
"O que pode ser medido, pode ser melhorado."
Peter Drucker
Essa é uma frase bastante popular no Marketing Digital — e é mais do que verdadeira!
Ela representa bem o que eu não me canso de dizer aqui no blog da Orgânica: você precisa ficar sempre de olho nos resultados das suas ações para entender o que está (e o que não está) funcionando.
Só assim você poderá recalcular a rota quando necessário ou pisar fundo no acelerador das vendas da sua empresa!
Um exemplo próprio é que, quando percebi que meus artigos com um banner de conversão próximo à primeira rolagem de tela geravam mais leads, comecei a investir nisso.
E também digo, por experiência própria, que é para isso que muitas das ferramentas de Marketing Digital servem: te dar uma mãozinha no agrupamento de diversos tipos de informações e até na análise delas. Então não deixe de aproveitá-las!
10. Mantenha seu foco no cliente
Até agora, você já viu (e relembrou) a importância de contar com, por exemplo, a definição de personas no Marketing Digital. Já que absolutamente tudo aqui gira em torno do cliente, é preciso tomar cuidado para não dispersar do seu foco!
Pense comigo: você já se sentiu tratado como apenas mais um número em uma lista de clientes de uma empresa? Essa sensação é comum e pode ser bastante desagradável…
Porém, imagine então receber um atendimento personalizado, com recomendações de produtos e serviços que realmente se encaixam nos seus interesses e necessidades. Isso, sim, é uma experiência única e marcante!
E é exatamente o que o Marketing Digital busca oferecer: uma experiência exclusiva para cada cliente, considerando inclusive suas preferências.
Por exemplo: imagine que você acessou o site de uma loja de roupas e pesquisou por peças de inverno. A partir desse momento, a loja passa a te enviar e-mails com sugestões de looks, além de disponibilizar outros conteúdos relacionados a essa estação do ano — tudo para melhorar sua percepção, relacionamento e experiência com a marca. Não parece ótimo?!
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