Fui Paraninfo de várias Turmas/Unopar

domingo, 13 de julho de 2008

Marketing Cultural

É uma ferramenta de comunicação que, se aplicada com critério e seriedade, só oferece vantagens para os patrocinadores, artistas, produtores e, alvo maior, o cidadão brasileiro. De 1994 para cá o número de empresas que passaram a investir em cultura sextuplicou e cada vez mais pessoas ingressam nesse mercado anualmente. É para esse novo público, composto de produtores, artistas, estudantes e empresários - que preparamos algumas informações úteis para uma melhor compreensão sobre como a cultura pode ser seu próprio agente de difusão. Retorne sempre a esta área do site onde semanalmente estaremos inserindo novas informações sobre as leis de incentivo. Este campo será atualizado toda sexta feira.

O que é Marketing cultural?
É toda ação de Marketing que usa a cultura como veículo de comunicação para se difundir o nome, produto ou fixar imagem de uma empresa patrocinadora. Para se fazer Marketing cultural não há fórmula fechada, pois há variáveis que, conforme combinadas, podem resultar numa excelente ação de Marketing. O que manda é a criatividade para atingir o público alvo de forma a atender os objetivos de comunicação da empresa com os recursos disponíveis. Ao patrocinar um show, por exemplo, a empresa pode não só associar sua marca àquele tipo de música e público como pode também oferecer amostras de produto (promoção); distribuir ingressos para os seus funcionários (endoMarketing); eleger um dia exclusivo para convidados especiais (Marketing de relacionamento); enviar mala-direta aos consumidores/clientes informando que o show está acontecendo e é patrocinado pela empresa (Marketing direto); mostrar o artista consumindo o produto durante o show (merchandising); levantar informações gerais sobre o consumidor por meio de pesquisas feitas no local (database Marketing); fazer uma publicação sobre o evento (Marketing editorial); realizar uma campanha específica destacando a importância do patrocínio (publicidade) e muitas outras ações paralelas que tem o poder de ampliar o raio de alcance da ação de Marketing cultural.
O que leva uma empresa a investir em Marketing cultural?
O Marketing cultural vem ganhando força no meio empresarial porque apresenta soluções relativamente baratas a três novas exigências do mercado:
1) necessidade de diferenciação das marcas;2) diversificação do mix de comunicação das empresas para melhor atingir seu público; 3) necessidade das empresas se posicionarem como socialmente responsáveis.
Ao patrocinar um projeto cultural a empresa se diferencia das demais a partir do momento em que toma para si determinados valores relativos àquele projeto (por exemplo tradição, modernidade, competência, criatividade, popularidade etc.). Também amplia a forma como se comunica com seu público alvo e mostra para a sociedade que não está encastelada em torno da sua lucratividade e de seus negócios.

Nenhum comentário: