Fui Paraninfo de várias Turmas/Unopar

terça-feira, 21 de julho de 2020

Segundo o Profº João Carlos Melo, é frequente recebermos perguntas, pelo Linkedin, Facebook, quanto à validade de fazer a formação em coaching ou um processo de coaching. Resolvemos escrever este artigo para contribuir a outras pessoas que têm a mesma dúvida. Uma formação ou um processo contratado de coaching é um divisor de águas na vida de qualquer pessoa. Antes de explicamos essa afirmação, é importante esclarecer o que é coaching.
O coaching é um processo que se utiliza de ferramentas validadas cientificamente, é conduzido por um profissional qualificado e tem o objetivo de aumentar o desempenho na vida, na carreira ou na organização. Sim, há várias especializações no coaching. A primeira delas é o Personal & Professional Coaching. Nessa especialização, você encontra toda a base teórica e prática da mudança comportamental. Você sai com uma caixa imensa de ferramentas, modelos internacionais de Coaching, estrutura da sessão e fundamentação científica. Por isso, você só pode fazer o segundo nível da carreira – Executive Coaching – após esse. Já no Executive, você desnuda o ambiente corporativo com uma nova caixa de ferramentas, metodologia e escopo de trabalhos exclusivos desse ambiente para atuar com executivos dos diversos níveis hierárquicos e empresários. Há, ainda, o Positive Coaching, que tem foco nas forças, virtudes e talentos; o career coaching voltado para a carreira.
Nas formações em coaching, você aplica as ferramentas e modelos de coaching aprendidos no papel de coach e passa pelo processo como cliente. Isso faz você vivenciar uma experiência de ampliação de consciência durante a formação, além de dar os primeiros passos como coach. É muito difícil alguém fazer a formação em coaching e sair exatamente igual a como entrou, porque se trata de um treinamento intenso e muito estruturado, capaz de mostrar uma nova perspectiva de enxergar a vida, a si mesmo e os outros. Há uma condução lógica delineada para gerar uma ambiência de transformação e mudança. Apenas quem passa entende o quanto é profundo e transformador. Obviamente, dependerá do quanto você está aberto e receptivo a passar verdadeiramente pela experiência em lugar de cumprir tabela.
Se você deseja atuar como coach profissional são obrigatórias a formação e certificação. Há muitas pessoas que fazem para seu auto-desenvolvimento, melhorar seus relacionamentos e autoconhecimento. Fazer um processo de coaching deveria ser uma meta de toda e qualquer pessoa, inclusive dos coaches profissionais, independentemente da idade e do sucesso já obtido. O que falar sobre um processo que descobre o que você tem de melhor, leva-o à ação em direção aos objetivos, desafia-o constantemente e ainda proporciona seu alinhamento na vida, além de torná-lo mais pleno e realizado? As condições fundamentais para que esses resultados sejam evidenciados são: seu esforço pessoal na mudança desejada e a condução de um profissional qualificado, experiente, dotado de uma metodologia consistente, mensurável.
Ao escolher o profissional, confira as referências e casos de sucesso. Como toda e qualquer profissão, há excelentes coaches que se preparam continuamente, e outros que atuam mediocremente. Mais um aspecto importante: a metodologia usada pelo coach também faz grande diferença na condução de um processo, se é mais pragmática, sistematizada ou se é solta, intuitiva, o que dificulta a obtenção de resultados consistentes.
"Todo obstáculo contém uma oportunidade para melhorarmos nossa condição..."
"Todo o poder vêm de dentro e, está, portanto, sob nosso controle."
João Carlos Melo
Administrador de Empresas / Publicitário e Professor Universitário.
Meus contatos para Consultorias – Assessorias – Auditorias - Convenções - Congressos e Palestras: Celular: 21-99485-2094
https://youtube.com/watch?v=Er63GOzHSfo
http://profjoaocarlos.blogspot.com https://pic.twitter.com/Ypz4YiEAx3

Nenhum comentário: