4 mitos
sobre internet que os empreendedores ainda seguem
Por
Professor João Carlos Melo - www.profjoaocarlos.blogspot.com
Cada vez mais promissor, o marketing digital pode fazer com que
pequenas empresas atinjam um alcance enorme, sem gastar fortunas com
publicidade. Mais democrático, os especialistas enxergam este como o meio de
divulgação mais poderoso dos próximos anos. O problema é que, como quase tudo
na internet, a informatização e o jeitinho reinam.
Com isso, muitos empreendedores não dão a devida importância e acabam criando ações improvisadas, sem métricas nem objetivos bem definidos. Para acabar com os mitos sobre marketing digital, os especialistas João Carlos Melo, professor de comunicação e mídias sociais da F.G.V, e André Siqueira, diretor de marketing e sócio-fundador da Resultados Digitais, falam sobre as principais idéias equivocadas sobre o assunto que muita gente ainda tem.
Com isso, muitos empreendedores não dão a devida importância e acabam criando ações improvisadas, sem métricas nem objetivos bem definidos. Para acabar com os mitos sobre marketing digital, os especialistas João Carlos Melo, professor de comunicação e mídias sociais da F.G.V, e André Siqueira, diretor de marketing e sócio-fundador da Resultados Digitais, falam sobre as principais idéias equivocadas sobre o assunto que muita gente ainda tem.
1. E-mail marketing
sempre compensa
Durante
muito tempo, os empresários fizeram um uso indiscriminado do e-mail marketing.
Enviando mensagens a muita gente, sem objetivos nem métricas de resultado.
Alguns defendem que a era desta ferramenta está quase no fim e pode não valer a
pena investir. “Se a gente pensar, já temos uma geração que nem lê e-mail mais.
Dependendo do seu público-alvo, não faz sentido ter esse tipo de atividade”, .
Alguns empresários, no entanto, ainda estão comprando listas de e-mails e
enviando mensagens sem critérios.
A
estratégia com e-mail marketing pode ser boa, desde que bem pensada. “A gente
vê muita gente achando que não funciona mais, que as pessoas estão nas mídias
sociais. A gente sempre acreditou em mídias sociais, mas o e-mail marketing
ainda é uma mídia poderosíssima, com taxas de cliques mais de 10 vezes maior
que as mídias sociais”,. A conclusão é que a ferramenta pode ser boa, se o seu
público quiser receber as mensagens e tiver afinidade com este tipo de
comunicação.
2. Sem dinheiro, não
tem como ter presença online
Outro
mito comum é de que as coisas só funcionam para empresas que investem muito
dinheiro. É fato que o retorno pode ser proporcional ao investimento, mas é
possível se destacar com estratégias bem elaboradas. “A gente ouve muito que o
micro e pequeno tem dificuldade de orçamento, não tem dinheiro para fazer
grandes ações, mas isso não significa que ele não vai poder fazer alguma coisa
de forma profissional. Têm fornecedores no mercado que podem suprir necessidade
de acordo com o recurso disponível”.
Vale
mais a pena incluir este investimento no planejamento da empresa do que deixar
a tarefa nas mãos de alguém que supostamente entende do assunto, como um
parente ou colega sem capacitação. “Tem que dedicar o mínimo de tempo e
dinheiro pra fazer bem, nem que sejam ações pontuais. Para e pensa, ou vai
jogar dinheiro fora e gerar uma demanda que não vai conseguir atender depois”,
diz o professor João Carlos Melo
3. Na internet, tudo é
de graça e rápido
Assim
como é um equívoco pensar que toda estratégia de marketing digital custa caro,
também não é verdade que o resultado acontece sem investimento. Mesmo
investindo pouco, é preciso ainda investir tempo na produção de conteúdo
relevante. “Aí se mistura um pouco o grátis com fácil, algumas empresas acham
que por ter uma conta no Facebook já sabem fazer marketing digital. Existe um
investimento em capacitação que é necessário. Se não for bem feito, não dá
resultado. Se for bem feito, não é grátis”.
4. O importante é
fazer barulho online
Quando
uma campanha ganha status de viral, muita gente é impactada e o retorno tende a
ser bastante lucrativo para a empresa. O problema está em gerar todo este buzz
sem ter capacidade de atender a demanda. “O empreendedor precisa ter
consciência de que há uma possibilidade boa de gerar demanda grande e ver se
ele está pronto para atendê-la”.
Não
há nada pior do que dizer ao cliente que não pode solucionar sua necessidade
por falta de estoque. “Isso acaba com a credibilidade”, afirma. Isso acontece
também quando o empresário busca vaidade e volume ao invés de qualidade e
resultado. “Não adianta ter um milhão de pessoas e só falar de besteira, cosias
que não têm a ver com o negócio. É preciso construir resultados”,
Se você não
pratica o compartilhamento e a colaboração, experimente faze-lo. Suas
possibilidades e oportunidades irão crescer como você nem imagina.
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Pense nisso...Reflita... Questione-se... Indague-se...
Sugestione-se... e Ajude sempre que puder outras pessoas com seus Conselhos ou Profissionalmente,
pois os frutos do seu sucesso certamente estarão a caminho com grandeza....
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João Carlos de Melo Silva .¨.
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Professor de Administração e Marketing
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Congressista Palestrante do Grupo Unopar
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M.E.C nº 116.993.874/118/DF /
C.R.A nº 20-34199-7
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Rio de Janeiro -- Brasil
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