Um gênio sem
marketing pessoal é um gênio desconhecido
Por Professor João Carlos Melo -
www.profjoaocarlos.blogspot.com
Todo
profissional precisa que seu valor seja reconhecido por seus líderes
e pela empresa onde atua. Competências técnicas são fundamentais para
alcançar o sucesso. Mas, e o marketing pessoal? Há muito tempo ele deixou de
ser um culto ao ego, à vaidade. O marketing pessoal hoje é uma necessidade
dentro das corporações, fundamental para que um profissional seja reconhecido e
encontre novas oportunidades no mercado.
- Se você está começando
uma carreira ou uma nova etapa da vida profissional, demonstre toda a sua
disposição para aprender. Deixe sempre bem claro o quão é importante para você
aprender com as pessoas, com as situações, encontros, viagens, reuniões. Seja
participativa para ganhar visibilidade.
- Descubra o ponto
mais marcante de sua personalidade. Pode ser sua maneira de se comunicar, sua
alegria, bom senso, visão. A partir daí, foque a “divulgação” desse seu ponto
marcante, porque ele será um atributo desejado pelas equipes.
- Dress to impress: essa
expressão do mercado corporativo americano significa: “vista-se para ser
visto”. Faça isso sem exageros, sem extravagância, com discrição, mas
desenvolvendo um estilo pessoal facilmente reconhecível. Estilo é tudo.
Vista-se de maneira agradável.
- Mostre o seu lado
“solucionador de problemas”. Sempre que você ajudar a resolver um problema,
estará inserindo sua marca pessoal na rotina e lembrança das pessoas.
Quando surgir uma dificuldade ou um problema, pergunte a si mesmo: “O
que posso fazer por isso?”.
- Entregue sempre um
resultado superior ao esperado, dedique-se a superar as expectativas das
pessoas. Atenda às solicitações com qualidade ampliada.
- Improvise. Use a
criatividade para, diante de poucos recursos, desenvolver a melhor solução
possível. As pessoas mais bem colocadas no mundo dos negócios improvisaram
muitas vezes.
- Dedique-se a formar
diferentes redes de relacionamentos dentro e fora da empresa. Identifique quais
são as áreas de interesse que aproximam você de outras pessoas: música,
literatura, cinema, hobbies, esportes, competência técnica. Aproxime-se das
pessoas, construa relacionamentos de longo prazo.
- Cultive ética e
honestidade para preservar o seu maior patrimônio: a integridade. Não deixe que
a falta de ética passe a fazer parte da marca pessoal.
- Vivemos em uma era de
muita pressão e competitividade. Por isso, resistências física e
mental são fundamentais. Cuide do corpo, da mente e do espírito para se
manter sempre motivado, feliz, bem humorado. Paz, serenidade,
estabilidade emocional devem fazer parte do marketing pessoal.
Pense nisso...Reflita...
Questione-se... Indague-se... Sugestione-se... e Ajude sempre que puder outras
pessoas com seus Conselhos ou Profissionalmente, pois os frutos do seu sucesso
certamente estarão a caminho com grandeza....
João Carlos de Melo Silva .¨.
Professor de Administração e Marketing
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Congressista Palestrante do Grupo Unupar
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21-9664-1655
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