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segunda-feira, 24 de junho de 2013

Um gênio sem marketing pessoal é um gênio desconhecido

Por Professor João Carlos Melo - www.profjoaocarlos.blogspot.com
Todo profissional precisa que seu valor seja reconhecido por seus líderes e pela empresa onde atua. Competências técnicas são fundamentais para alcançar o sucesso. Mas, e o marketing pessoal? Há muito tempo ele deixou de ser um culto ao ego, à vaidade. O marketing pessoal hoje é uma necessidade dentro das corporações, fundamental para que um profissional seja reconhecido e encontre novas oportunidades no mercado.
- Se você está começando uma carreira ou uma nova etapa da vida profissional, demonstre toda a sua disposição para aprender. Deixe sempre bem claro o quão é importante para você aprender com as pessoas, com as situações, encontros, viagens, reuniões. Seja participativa para ganhar visibilidade.
- Descubra o ponto mais marcante de sua personalidade. Pode ser sua maneira de se comunicar, sua alegria, bom senso, visão. A partir daí, foque a “divulgação” desse seu ponto marcante, porque ele será um atributo desejado pelas equipes.
Dress to impress: essa expressão do mercado corporativo americano significa: “vista-se para ser visto”. Faça isso sem exageros, sem extravagância, com discrição, mas desenvolvendo um estilo pessoal facilmente reconhecível. Estilo é tudo. Vista-se de maneira agradável.
- Mostre o seu lado “solucionador de problemas”. Sempre que você ajudar a resolver um problema, estará inserindo sua marca pessoal na rotina e lembrança das pessoas. Quando surgir uma dificuldade ou um problema, pergunte a si mesmo: “O que posso fazer por isso?”.
- Entregue sempre um resultado superior ao esperado, dedique-se a superar as expectativas das pessoas. Atenda às solicitações com qualidade ampliada.
- Improvise. Use a criatividade para, diante de poucos recursos, desenvolver a melhor solução possível. As pessoas mais bem colocadas no mundo dos negócios improvisaram muitas vezes.
- Dedique-se a formar diferentes redes de relacionamentos dentro e fora da empresa. Identifique quais são as áreas de interesse que aproximam você de outras pessoas: música, literatura, cinema, hobbies, esportes, competência técnica. Aproxime-se das pessoas, construa relacionamentos de longo prazo.
- Cultive ética e honestidade para preservar o seu maior patrimônio: a integridade. Não deixe que a falta de ética passe a fazer parte da marca pessoal.
- Vivemos em uma era de muita pressão e competitividade. Por isso, resistências física e mental são fundamentais. Cuide do corpo, da mente e do espírito para se manter sempre motivado, feliz, bem humorado.  Paz, serenidade, estabilidade emocional devem fazer parte do marketing pessoal.
Pense nisso...Reflita... Questione-se... Indague-se... Sugestione-se... e Ajude sempre que puder outras pessoas com seus Conselhos ou Profissionalmente, pois os frutos do seu sucesso certamente estarão a caminho com grandeza....
João Carlos de Melo Silva .¨.
     Professor de Administração e Marketing
Congressista Palestrante do Grupo Unupar
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