Fui Paraninfo de várias Turmas/Unopar

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Palestra do Profº João Carlos Melo – Centro de Convenções Empresariais – Barra Tower Center – 17/08/2017.- Espaço Américas Digital.
CAPACITE-SE PARA EVOLUIR!
Há profissionais que acreditam que ir ao trabalho é apenas chegar dentro do horário contratado e desenvolver as tarefas que foi orientado a realizar. De certa forma não deixa de estar correto, porém será também a única atividade que conseguirá exercer, pelo menos enquanto alguém não fizer algo além do que este profissional faz.
Trabalhar não se resume simplesmente em realizar as atividades para as quais fomos designados e cumprir a carga horária exigida. Devemos ser pró-ativos, saber ouvir e interpretar tudo à nossa volta, o comportamento dos colegas de trabalho, dos clientes e principalmente nossas atitudes. Através destas observações poderão ser verificadas as necessidades de cada indivíduo, meios de ajudar, agilizar, flexibilizar e colaborar para o envolvimento e satisfação de todos.
Existem profissionais com habilidades e competências específicas e que se destacam uns dos outros. Obviamente, há aqueles que possuem uma admirável competência para debater sobre determinados assuntos, porém muitas vezes, lhes faltam habilidades suficientes para lidar com pessoas ou situações inovadoras e responsáveis pela quebra de paradigmas dentro da organização.
Ambas as situações são reversíveis. Um erro comum percebido no mercado de trabalho é em relação ao profissional que acredita que sempre sabe sobre tudo. Considera desnecessário estudar, se atualizar, aprender com os colegas, participar de treinamentos, palestras e seminários além de não ter o hábito de realizar autoavaliação de suas habilidades e competências para buscar pontos de necessidade de melhorias.
Todos devem passar por reciclagens constantes através de cursos e treinamentos, sejam eles nas áreas diretamente relacionadas às suas atividades, sejam naquelas correlacionadas e que influenciam no resultado do trabalho ou da vida pessoal. Cursos, treinamentos e outras formas de capacitação com objetivo de se requalificar, abordando temas como reciclagem, qualidade de vida, assédio moral ou palestras motivacionais são importantes por apresentarem novos pontos de vista sobre o ambiente de trabalho e comportamento.
Temas relacionados à sua área específica como marketing, vendas, qualidade, logística, comércio exterior, segurança, informática, agregam informações que aprimoram a atividade exercida diretamente enquanto os demais assuntos mencionados complementam as qualificações e colaboram para que o profissional interaja com outros campos de atuação e proporcionam uma melhor visão estratégica.
Hoje são encontradas várias oportunidades para capacitação de profissionais. Existem custos à distância, vídeos e também cursos presenciais criando assim oportunidade e acesso a todos. A capacitação de cada profissional não deve ficar vinculada apenas às oportunidades que a empresa lhe oferece, mas também ao interesse em ir em busca de sua qualificação.
Todos têm seu time preferido, esporte, clube, amigo e animal predileto. Atue com o que realmente se identifica e se realiza. Tenha sua profissão preferida. Aquela que o motiva a investir em sua constante capacitação profissional. A profissão que proporciona uma grande realização em sua vida e que também gere resultados para a empresa, seus clientes e principalmente para você.
Diferencie-se e seja exclusivo. Ser um profissional é mais que apenas ter uma atividade profissional. É fazer com que a cada dia sejam geradas novas oportunidades de ampliar seu crescimento e apresentar criatividade em fazer novo o que é tradicional.
Você deve sentir-se 100% realizado em suas atividades. Sua satisfação proporcionará um ambiente mais agradável aos que dividem atividades com você. A alegria e os sorrisos constantes aumentarão a produtividade de todos, ajudarão a reduzir as dores de cabeça e o estresse diário.
Faça que seu trabalho seja realmente o seu trabalho preferido. Se você acreditava que “a grama do vizinho era mais verde” passe a confiar que seu jardim é mais fértil. Plante todas as metas pessoais de crescimento e regue com as informações que deseja. No momento adequado você poderá colher os frutos saborosos que foram germinados por seu conhecimento e adubados por sua determinação.
Como você prefere entregar a sua comunicação? Em qual canal você prefere investir?
Meus contatos para Consultorias – Convenções – Congressos e Palestras: Celular: 21-99485-2094 ou 21-3842-2168
https://www.youtube.com/watch?v=Er63GOzHSfo
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sexta-feira, 11 de agosto de 2017




O que é Empreendedorismo Social?
Palestra do ProfºDrº João Carlos Melo.    09/08/2017
Nem todas as fontes do empreendedorismo estão ligadas ao lucro ou a renda. O empreendedorismo tem destaque também em projetos sociais e pode se chamar empreendedorismo social.
Pois para empreender socialmente são necessários os mesmos fatores do empreendedorismo comercial, como aproveitamento de oportunidades que são identificadas e desenvolvidas juntamente com as boas ideias de empreendedores que possuem como qualidades as habilidades e o perfil empreendedor.
O que difere o empreendedorismo comercial do empreendedorismo social são a motivação, os objetivos e os obstáculos. Além disso,
o empreendedorismo social é coletivo e os bens e serviços que produz são para o bem de toda a coletividade.
O foco do empreendedorismo social é sua característica mais marcante e que o diferencia do empreendedorismo empresarial, pois o foco do empreendedorismo social são os problemas que atingem a sociedade e suas soluções.
A medição dos resultados e objetivos alcançados pelo empreendedorismo social é o impacto social na vida comunitária, a melhoria e os incentivos conquistados e o risco que envolve este tipo de empreendedorismo.
Princípios do empreendedorismo social
Todos os envolvidos no empreendedorismo social buscam alcançar objetivos que têm como missão o bem-estar coletivo e por isso o empreendedorismo é peculiar e é guiado por certos princípios para que o alcance de metas:
Deve ser desenvolvido de forma integrada e coletiva, com objetivos claros e que se pautam em oportunidades, incentivos e métricas realistas para concretização dos objetivos.
Objetivos do Empreendedorismo Social
Os objetivos do empreendedorismo social também necessitam de mecanismos e ferramentas para se concretizarem e, mais importante do que ferramentas e mecanismos de gestão, o empreendedorismo social tem a necessidade de ter suas ações desenvolvidas com um grupo coeso, que possui mesma missão e foco em comum e que desejam alcançar os mesmos objetivos com utilização racional do capital empreendido e melhor uso dos recursos  humanos, econômicos e sociais.
Perfil do empreendedor para o empreendedorismo social
O empreendedorismo social é um dos estilos de empreendedorismo que mais faz uso das competências e talentos dos indivíduos, pois ele está intrinsecamente ligado ao bem comum e, sendo de tal complexidade, exige que para ser desenvolvido, os empreendedores façam uso de toda as suas competências.
Para desenvolver um empreendedorismo social de sucesso, os empreendedores têm em comum as seguintes características:
  • Ter a facilidade de tomar iniciativas de forma clara, ser proativo, ágil, criativo inteligente, prestativo e outras qualidades ligadas a habilidades pessoais.
  • O empreendedor social deve ter também competência para ter visão de futuro, saber lidar com pessoas de diversas classes sociais, ter responsabilidade e persistência ao agir.
  • O engajamento, a empatia,  a preocupação em se ter um mundo melhor, ter o trabalho como paixão é missão principal.
Para identificar qual o perfil do empreendedor social foram realizados diversos estudos que têm relação dos empreendimentos sociais com os atores envolvidos e seu perfil.
Empreendedorismo social no Brasil
Para ter um empreendedorismo de sucesso em qualquer lugar do mundo  é necessário que os envolvidos tenham um perfil ideal para o empreendedorismo social e ainda possua competência para lidar com obstáculos, desafios e oportunidades a curto e longo prazo.
Um dos maiores desafios para o empreendedorismo social no Brasil e em qualquer outro país em desenvolvimento é a captação de recursos. Por isso, a primeira preocupação dos empreendedores sociais é com a alocação de recursos,
Dessa forma, a primeira etapa para alocação de recursos, com certeza é através da disseminação das ideias e objetivos das ações sociais a serem empreendidas. Portanto, o Projeto Social deve ser transparente, ter finalidade consistente e corrente com a realidade social, estar voltado a problemas reais e a busca de soluções, ou seja, ser relevante e, além disso, ter um custo também transparente.
Além disso, os impactos e riscos sociais devem ter sido levantados de forma científica clara e coerente com antecedência.
Empreendedorismo social e programas sociais
O empreendedorismo social deve estar voltado para a realidade social em que se insere e ter como consequência os seguintes fatores:
  • Descreve através de seus resultados e ações um novo padrão social e desenvolve um processo de gestão social. O projeto social será ator de uma cultura social inovadora e impulsionadora de atitudes positivas para toda a comunidade. Haverá interação, cooperação e maior desenvolvimento social e educacional e outros fatores que farão com que o empreendedorismo social seja relevante e positivo para o bem comum.
  • Os programas sociais que podem ser empreendidos por atores como Ongs, Orgs, Institutos e outras organizações afins são para desenvolvimento da Saúde Pública, Educação, Projetos Sustentáveis, Projetos voltados para Segurança Pública, Cultura e outros projetos que têm como resultado o maior desenvolvimento social , econômico e intelectual.
Empreendedorismo social nas empresas
O empreendedorismo social encontra colaboração nas empresas de forma atuante em vários setores da economia.
As grandes empresas têm a tradição de puxar o empreendedorismo social, sendo que as médias e pequenas empresas em maior ou menor nível contribuem para projetos sociais importantes que buscam adequar uma cultura organizacional voltada para a responsabilidade social com projetos de expressão social devido a sua necessidade e importância.
Um dos projetos sociais mais desenvolvidos pelas empresas são os projetos voltados para alfabetização, inclusão digital, combater a pobreza e diminuição das desigualdades sociais.
Lembrando que o empreendedorismo social deve estar alinhado a cultura organizacional, participação de todos e disseminação dos objetivos dos projetos empreendidos.
As empresas que empreendem de forma social são empresas comprometidas com a comunidade na qual estão inseridas e se tornam agentes responsáveis pelo desenvolvimento e bem estar social tão ou mais eficiente do que o próprio Governo.
Essas empresas descobriram que o sucesso no mercado pode estar relacionado ao desenvolvimento e bem estar social e por isso despendem recursos humanos e financeiros e influencias para melhoria e desenvolvimento social com ações sustentáveis e ações que contribuem para melhoria de vida de diversas regiões no empreendedorismo social.
Como você prefere entregar a sua comunicação? Em qual canal você prefere investir?
Afinal, por que ainda existem pequenas e médias empresas que resistem em investir em marketing digital?
Meus contatos para Consultorias ; Convenções; Congressos e Palestras: Celular: 21-99485-2094 ou 21-2782-3690. e 21-3842-2168
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sábado, 5 de agosto de 2017

Por Professor e Consultor Empresarial João Carlos Melo.
Durante coletiva de imprensa para anunciar compra da Nokia pela Microsoft, o CEO da Nokia terminou seu discurso dizendo “ Nós não fizemos nada de errado, mas de alguma forma, perdemos”. Ao dizer isso, todos os gestores do seu time choraram. A Nokia não fez nada de errado, contudo o mundo mudou rapidamente. Seus concorrentes eram muito poderosos. Eles perderam a aprendizagem, perderam a mudança, e assim perderam a oportunidade de se tornarem gigantes. Eles não perderam somente a oportunidade de ganhar muito dinheiro, perderam sua chance de sobrevivência. A mensagem desta história é: se você não mudar, você será retirado da competição.
Conclusão:
1 – A vantagem/diferencial que você tinha ontem, será substituída pelas tendências de amanhã.
2 – Você não tem que fazer nada de errado, contanto que seus concorrentes peguem a onda e façam isso corretamente, você pode perder.
3 – Para melhorar a si mesmo é necessário se dar uma segunda chance. Para ser forçado por outros a mudar, é o mesmo que ser descartado.
4 – Aqueles que se recusam a aprender e melhorar, definitivamente se tornarão sem relevância para o mercado. Eles aprenderão a lição de uma maneira dura e dispendiosa

Pense nisso... Reflita... Questione-se... Indague-se... Sugestione-se... Torne o seu dia com mais Soluções... e Defina-se com certezas e ajude sempre que puder outras pessoas com seus Conselhos ou Profissionalmente, pois os frutos do seu sucesso certamente estarão a caminho e com excelentes expectativas.
• João Carlos de Melo Silva .¨.
• Professor de Administração e Marketing
• M.E.C nº 116.993.874/118/DF / C.R.A nº 20-34199-7
• Rio de Janeiro -- Brasil
e-mails: profjoaocarlosmelo@gmail.com
Como você prefere entregar a sua comunicação? Em qual canal você prefere investir?
Afinal, por que ainda existem pequenas e médias empresas que resistem em investir em marketing digital?
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