Fui Paraninfo de várias Turmas/Unopar

sábado, 29 de abril de 2017



DEPOIS DE DÉCADAS SERÁ QUE VAI VALER A PENA

Meus amigos e amigas das redes sociais. Quero poder expressar e compartilhar com vocês o que o nosso Governo Brasileiro acaba de Aprovar: Hoje a Câmara aprovou o projeto de reforma trabalhista, que ainda pode sofrer alterações após a votação dos destaques. O texto prevê que negociações entre patrões e empregados, desde que acordadas por ambas as partes, se sobrepõem à CLT. Importante dizer que todos os direitos fundamentais (férias, #13, FGTS) estão preservados, independentemente de qualquer negociação. Como está, o projeto representa um grande avanço. Quem discordar por favor explique quais dos pontos listados abaixo é ruim. - As férias poderão ser parceladas em três vezes ao longo do ano; - Será permitido, desde que haja acordo, que o trabalhador faça até duas horas extras por dia de trabalho; - A contribuição sindical, hoje obrigatória, passa a ser opcional; - Patrões e empregados podem negociar, por exemplo, jornada de trabalho e criação de banco de horas; - Haverá multa de R$ 3 mil por trabalhador não registrado. No caso de micro e pequenas empresas, o valor cai para R$ 800. - O trabalho em casa (home office) entra na e terá regras específicas, como reembolso por despesas do empregado; - Juízes poderão dar multa a quem agir com má-fé em processos trabalhistas. Tudo indica que estamos finalmente chegando ao século XXI. O Profº João Carlos Melo afirma... E destaca que se antes a máxima era: "O que é bom para a empresa, é bom para a sociedade', Hoje, "O que é bom para a sociedade, é bom para a Empresa". 2017... ??? O ano das Incertezas e das Turbulências Inesperadas...
• A Previsão do Brasil voltar a crescer com Otimismo é a partir de 2022
• Crescimento para o Brasil antes de 2022 é pura Ilusão... Tenham a certeza Disso...
• Muitas Corrupções ainda serão derramadas em nosso Manto Nacional
• Necessitamos Infelizmente... De nos Reinventarmos com Garra e Bravura ...
• Infelizmente O Brasil Retrocedeu 16 Anos... Agora precisamos Ajudá-lo...
Como você prefere entregar a sua comunicação? Em qual canal você prefere investir?..
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segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017



Por Profº João Carlos Melo - 5 razões pelas quais os melhores colaboradores se demitem (mesmo quando gostam do trabalho)
Manter seus melhores funcionários começa com entender o porquê de as pessoas saírem. Em um artigo publicado no site Inc, a autora Lolly Daskal explica algumas razões pelas quais os colaboradores se demitem, que traduzo agora para o português.

1 – Excesso de hierarquia
Independentemente do tamanho da empresa ou do segmento de atuação, cada local de trabalho precisa de estrutura e lideranças, mas uma organização extremamente vertical deixa os trabalhadores infelizes. Se os gestores cobram ótimos resultados, mas não valorizam a geração de ideias e centralizam o poder de decisão, não espere que metas sejam alcançadas. Valorize as boas ideias e dê liberdade para que elas sejam colocadas em prática. Ninguém fica feliz ao ter que se reportar para três ou quatro níveis hierárquicos que, muitas vezes, sabem menos sobre determinado assunto.

2 – Excesso de trabalho
Qualquer função desempenhada passa por alguns períodos de estresse e sobrecarga, mas nada suga tanto a energia — física e mental — de um colaborador quanto o excesso de trabalho. E, muitas vezes, são os melhores funcionários — os mais capazes e comprometidos — que ficam mais sobrecarregados. Constantemente esses caras assumem mais e mais tarefas e projetos mostrando-se pró-ativos, mas esbarram na ausência de reconhecimento — como promoções e aumentos de salário — e logo desanimam. E quem poderia culpá-los?  Você sentiria o mesmo.

3 – Visões vagas
O trio “missão, visão e valores” muitas vezes é meramente figurativo. Um enfeite num quadro bonito na recepção da empresa ou em seu website. Não há nada mais frustrante do que olhar para uma visão preenchida com sonhos altos, mas nenhuma tradução dessas aspirações em objetivos estratégicos que as tornem viáveis. Sem essa conexão, tudo é papo furado. Por que uma pessoa talentosa gastaria seu tempo e energia para apoiar algo indefinido? Os colaboradores gostam de saber que estão trabalhando para um bem maior, não apenas para que a roda gire.

4 – Falta de reconhecimento
Mesmo as pessoas mais altruístas querem ser reconhecidas e recompensadas por um trabalho bem feito. É a natureza humana. Quando você deixa de reconhecer o esforço de seus empregados, você não está só os desmotivando, mas também perdendo a maneira mais eficaz de gerar melhores resultados. Se seu orçamento é limitado para bônus e promoções, há muitas formas de baixo custo para fornecer o reconhecimento — uma palavra de apreço é gratuita. É bastante conveniente pedir que o funcionário “vista a camisa da empresa” enquanto ela não veste a dele. Pense nisso.

5 – Estagnação
Ninguém gosta da ideia de estar no mesmo lugar, fazendo as mesmas coisas, pelos próximos 05 ou 10 anos — por mais que você ame seu trabalho, novos desafios e atividades são importantes para seu crescimento. As pessoas gostam de sentir que ainda podem progredir em suas carreiras e que todo o trabalho duro será recompensado. Nós precisamos de aspirações. Se não há um plano de carreira e estrutura para o crescimento dos colaboradores, eles provavelmente procurarão isso em outro lugar. Nesse meio tempo, o cara que ouve que “quem não está contente que vá embora” — e não o faz de imediato por ter suas contas para pagar — estará muito mais propenso a se sentir infeliz no trabalho e, com isso, ser menos produtivo e ter um desempenho abaixo da média.

Muitas pessoas que deixam seus empregos o fazem por causa de seus chefes, não pelo trabalho ou pelo ambiente da empresa. Pergunte a si mesmo o que pode fazer para conduzir seus colaboradores adiante e começar a fazer as mudanças necessárias para mantê-los.
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2017...  Ano das Inovações e dos Mistérios
• Pense nisso... Reflita... Questione-se... Indague-se... Sugestione-se... e Instrua-se,  ajudando sempre que puder outras pessoas com seus Conselhos ou Profissionalmente, pois os frutos do seu sucesso certamente estarão a caminho e com excelentes expectativas.
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segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017



Por Profº João Carlos Melo. Tenho observado uma crescente preocupação de grandes empresas em inovar mais e melhor. Está mais do que evidente que as grandes empresas precisam ser mais ágeis. A disrupção não é só coisa de empresa de internet. Nesse sentido, a conexão com startups em programas de corporate venture de diferentes formatos é uma alternativa muito interessante para dar agilidade na inovação. Mas, definitivamente, as startups não são a única fonte de inovação. Planejamento Criativo – Marcas, falem menos, façam mais. Passo 02 – Pesquisas e envolvimento com o cliente
Qual é o papel da propaganda? Falar de uma ideia, de uma marca, se tornar a voz da marca. O problema é quando a propaganda leva isso como verdade máxima e assume somente o papel de falar.
E quem fala pela marca? Geralmente (não é regra, mas o mais comum), as marcas contratam agências para falarem por elas. O desafio, seja para uma grande ou pequena empresa, é fazer que o que se fala seja tão próximo e verdadeiro quanto o que se faz. Uma pequena empresa pode ter as duas verdades mais próximas, mas nem por isso o faz. E as grandes? Aquelas marcas que possuem várias agências para falarem por elas?
É preciso alinhar o posicionamento e ter o discurso uniforme, de tal maneira que o que se fala na propaganda na TV, por exemplo, esteja real e alinhado com aquela ação que se faz internamente para os funcionários da empresa.
Aí, ressalto dois itens fundamentais para todo e qualquer planejamento:
1. Pesquisar, sempre. Sempre? Sim, sempre quando se tem algo a descobrir. Existem muitas pesquisas sendo realizadas apenas para convencer alguém a realizar aquela determinada ação, que mesmo sem pesquisa, já seria realizada. Essa é a pesquisa para aliviar a consciência. Mas pesquisa necessária, nesse caso, sempre que percebe-se que a marca tem um posicionamento falho, uma verdade ou um problema que esperam ser encontrados.
2. Fazer! Não é só fazer uma campanha que fale ao coração das pessoas, mas é levar a marca a fazer algo pelas pessoas, de modo que o posicionamento encontrado seja percebido como real, e não apenas ouvido, até emocionado, mas nada além. Um comparativo interessante , é do pavão e do pássaro bowerbird no processo da conquista. O pavão usa toda a beleza da sua cauda para chamar a atenção, e quanto mais o macho se agitar diante de uma fêmea, mais chance ele tem de conquistá-la. O bowerbird, um pássaro de aproximadamente 21 centímetros, constrói um ninho para sua fêmea de até 3 metros de largura, com flores e frutos, organizando cada detalhe para despertar seu interesse e envolvê-la no seu ambiente. Pavões e bowerbirds cumprem seus papéis na conquista, mas dados comprovam que as relações entre os bowerbirds são mais profundas.
Com essa analogia, podemos identificar que em um mundo onde as marcas usam cores, movimentos e aparências, dificilmente alguma realmente se destaca. Muitos pavões querendo chamar a atenção ao mesmo tempo. Enquanto poucas são aquelas que estão se preocupando em construir algo, em gerar experiência.
Sobre os pontos citados, conforme prometido no primeiro post sobre os passos para o planejamento criativo, compartilho a experiência de outros profissionais da área, que podem, com sua prática nos auxiliar a entender esse processo.
“Um dos grandes desafios é criar uma comunicação integrada mesmo com um esquema de trabalho segmentado. Um único cliente normalmente trabalha com um grande número de agências: agência de advertising, agência de marketing direto, agência de eventos, agência de marketing de incentivo, agência de promoção, agência digital, etc. E é um grande desafio para o marketing criar um série de ações em plataformas diferentes que tenham um único discurso.
Ao perguntar como manter uma mesma mensagem diante de tantas agencias, Alexandre deu dicas e alguns exemplos.
“As agências precisam estar preparadas para entender esse discurso único. E nisso a pesquisa tem papel fundamental. Não só para mostrar para o cliente conhecimento e algo de novo, mas principalmente para cuidar que toda o trabalho seja desenvolvido dentro de uma estratégia maior. Buscar o briefing além do briefing. Mas isso seria o cenário ideal – receber esse alinhamento do cliente, o que nem sempre acontece. Aí que entra o papel do planejamento, no sentido de pesquisar sobre o cliente, sobre o que ele tem investido, sobre o que a concorrência tem feito e está fazendo e filtrar o que for relevante. Usar a pesquisa a favor do trabalho. O que vejo normalmente é que muitas agências fazem uma série de pesquisas sem propósito. Apresentam toda a pesquisa no projeto mas quando você realmente analisa, acaba não vendo muita relação entre a pesquisa e o a estratégia do que se entregou.
Em uma concorrência para homologação para trabalhar com a empresa por 3 anos realizamos uma série de pesquisas. A pesquisa foi feita em toda a cadeia de distribuição, desde trade até distribuidor e pdv. Conversando com diversos profissionais envolvidos no processo. A pesquisa foi feita em 3 cidades diferentes. No final da pesquisa veio a conclusão de que a raiz do problema era além do que o cliente imaginava. Mostramos um cenário diferente do que ele conhecia. E em cima desse novo cenário.
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