Fui Paraninfo de várias Turmas/Unopar

quinta-feira, 24 de novembro de 2016


Mais duas Palestras só Hoje... E que venham as Próximas...
Como usar o marketing digital para transformar o seu negócio
Palestra do Professor João Carlos Melo - Centro de Convenções Empresariais Botafogo e Hotel Glória Convenções & Business www.profjoaocarlos.blogspot.com

A sua empresa está totalmente integrada à era digital? Sua equipe está envolvida com transformação digital e faz algo além de atualizar seu site a cada 6 meses? Para muitas empresas, a incapacidade de se adaptar à nova tecnologia significa ficar para trás e perder o negócio. Se seus prospects e clientes estão pesquisando e comprando on-line, por que você não está vendendo para eles pelos canais digitais?
Pergunte a qualquer jovem sobre a Kodak e ele vai ter dificuldade em dizer o que ela faz. Para muitos de nós, entretanto, a Kodak foi uma marca muito conhecida e ex-líder no ramo de filme analógico. A Kodak não apenas perdeu o barco com o advento da tecnologia digital como também teve uma enorme dificuldade em compreender como os consumidores queriam se envolver, interagir com suas fotos e as tecnologias envolvidas. Como resultado disso, a Kodak declarou falência em 2012.
Para empresas como a Kodak, se quiserem permanecer no negócio, elas serão forçadas a adotar medidas desesperadas de corte de custos começando com demissões de funcionários. Muitas vezes, essas demissões começam nos centros de custo tradicionais, como recursos humanos e marketing. Durante o planejamento de demissões, a empresa examina os departamentos que são incapazes de provar o retorno sobre o investimento (ROI) e, de fato, representam custo na administração de uma empresa.
Quando o departamento de marketing é reduzido, nós, os profissionais de marketing, temos dificuldade de aceitar isso. Afinal de contas, o marketing sempre foi responsável por colocar o produto no mercado. A realidade para a maioria dos departamentos de marketing é que eles têm uma longa lista de estratégias complexas, influenciadas por uma mistura de partes interessadas dentro e fora da empresa. Estamos sobrecarregados com uma série de funções de negócio, como o aumento da consciência de marca, adoção de produto e criação de pipeline, tudo isso resultando em mais projetos do que podemos de fato lidar. Com tudo isso, provar o ROI acaba ficando em segundo plano.
Mas como você sabe o que funciona para a sua empresa se não consegue medir a eficácia das suas campanhas de marketing?
Vamos comparar esta situação com o departamento de vendas, que opera sob um constante senso de urgência, porque estão sempre trabalhando para atingir uma cota de vendas predeterminada. Este senso de urgência é agravado pelo fato de que a remuneração deles é vinculada a atender ou exceder essas cotas. Isto dá a eles um extraordinário sentido de foco em relação a medir seus resultados e revisar suas estratégias.
Não há nenhuma razão pela qual o marketing não possa trabalhar em direção a metas da mesma maneira que vendas faz.
Definir metas de marketing inteligentes (SMART)
Para fazer tudo isso, primeiro precisamos desenvolver metas mensuráveis que permitem mudanças de estratégia e revisões ao longo do caminho. Metas mensuráveis também nos ajudam a provar nossa eficácia e aprimorar os processos.
No entanto, as metas serão inúteis se não forem realistas. Por isso, é fundamental definir metas inteligentes. Veja como você pode fazer isso:
Específico -- defina números reais com prazos reais
Mensurável -- tenha certeza de que você consegue controlar suas metas
Atingível -- trabalhe em direção a uma meta que seja difícil, mas atingível
Realista -- seja honesto consigo mesmo, incluindo o que sua equipe pode ou não fazer Enfrente os desafios que surgirem
Temporal -- dê-se um prazo. "Um dia" não é específico o suficiente
• João Carlos de Melo Silva .¨.
• Professor de Administração e Marketing
• M.E.C nº 116.993.874/118/DF / C.R.A nº 20-34199-7
• Rio de Janeiro -- Brasil
e-mails: profjoaocarlosmelo@gmail.com
Meus contatos para Consultorias e Palestras: Celular: 21-99485-2094 ou 21-2782-3690
https://www.youtube.com/watch?v=Er63GOzHSfo
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quarta-feira, 5 de outubro de 2016



8 tendências de marketing revolucionárias para enfrentar em 2017. Segundo o Professor e Especialista em Marketing.  João Carlos Melo - UNOPAR/FGV

O marketing se ajusta e reage constantemente às mudanças nas tecnologias e atitudes. Embora o marketing digital tenha sofrido uma transformação substancial nos últimos anos, a tecnologia que incitou as mudanças está crescendo em um ritmo mais rápido do que a maioria das marcas consegue acompanhar.
Então, o que isso significa para os profissionais de marketing que estão traçando suas estratégias para 2017? As marcas precisam olhar além dos canais comuns para permanecer à frente, em vez de simplesmente embarcarem no trem.

1) Marketing de relacionamento

Como a adoção do smartphone continua aumentando, com uma estimativa de 2 bilhões de clientes em todo o mundo comprando smartphones em 2016 (sendo o Brasil o sexto maior em termos de usuários), a oportunidade para as marcas se conectarem com seus clientes e prospects estará mais perto que nunca.
A meta do marketing de relacionamento é focar na construção de uma lealdade mais forte e envolvimento com o cliente em longo prazo, em vez de uma aquisição de cliente e vendas individuais rápidas e de curto prazo. Ele ajuda as empresas a desenvolver conexões mais fortes e emotivas entre o cliente e suas marcas, que impulsionam promoções boca a boca e geração de leads.
Através de conversas e relações significativas com o cliente, as empresas criam clientes leais e promotores da marca. As empresas que fazem bem o marketing de relacionamento definirão um padrão mais alto para outras marcas que estejam concorrendo pelas conexões mais significativas.
Assim, como as empresas podem desenvolver comunidades e personalizar seus esforços? Dados. Agora, temos dados em formatos que são fáceis de serem acessados e interpretados, através dos quais podemos desenvolver fortes planos de marketing de relacionamento. A partir de 2016 e continuando em 2017, o marketing personalizado e conduzido por dados se tornará cada vez mais importante.
Abordagens invasivas e de massa ao marketing decairão lentamente, à medida que os profissionais de marketing que focam em relacionamentos aumentarem seus negócios. Todos os relacionamentos sólidos são construídos sobre a confiança. A transparência entre clientes e marcas é essencial, portanto, as empresas devem ter isso em mente ao mapear as táticas de marketing de relacionamento.

2) Automação de marketing

Como os profissionais de marketing gastam pelo menos 50% de seu tempo em conteúdo, as empresas estão criando mais maneiras de automatizar o marketing. A automação de marketing sozinha vale US$5,5 bilhões e lidera na geração de leads e nutrição de prospects.?}
Usar uma plataforma de automação de marketing facilita a programação de e-mails, segmentação de contatos, automação de publicação de mídias sociais, gerenciamento do seu conteúdo e acompanhamento do ciclo de vida de clientes em seu funil de marketing. Essa tendência de automação destaca também o crescimento da convergência, que permite permanecer tão enxuto, focado e lucrativo quanto for possível, sem comprometer a qualidade.
Com ainda mais foco no marketing para fornecer resultados, os gerentes de marketing e CMOs devem fazer uma avaliação das habilidades de sua equipe, observar as falhas e definir uma estratégia de automação robusta para ajudar as vendas através do envolvimento de prospects, qualificação de leads e redução do ciclo de vendas geral.

3) Tecnologia de marketing baseada em localização

Como os profissionais de eventos e de marketing podem criar uma experiência interativa? Eles devem abordar os usuários no ponto de envolvimento. Tecnologias de marketing baseada na localização, como iBeacons e RFIDs, ajudam a tornar isso possível. iBeacons são transmissores pequenos e de baixo custo que usam tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE) para detectar dispositivos próximos, que podem ser hospedados em lojas, mostruários de pontos de venda e áreas de merchandising.
iBeacons podem ajudar participantes de eventos a aproveitarem ao máximo as conferências através de inscrição e envolvimento em conversas e sessões. Além disso, a integração com Linkedin oferece a oportunidade de conectar-se com os participantes e enviar mensagens (incluindo notificações por push) sobre as últimas notícias, reduzindo a necessidade de comunicação atrasada por e-mail.
Uma identificação de radiofrequência (RFID) é um pequeno dispositivo eletrônico que contém um chip e uma antena, fornecendo um identificador exclusivo para esse tag. Pulseiras, cartões e aplicativos RFID permitem que os participantes interajam de maneiras novas e envolventes. Os organizadores de eventos podem permitir que os visitantes compartilhem facilmente sua experiência com seus amigos online. As marcas podem aumentar compartilhamentos e curtidas com apenas uma foto e toque na pulseira para compartilhar nas mídias sociais.
Tudo se trata de localização e da capacidade do profissional de marketing em extrair o máximo disso, em tempo real.

4) Realidade virtual

A tecnologia de realidade virtual, como Oculus Rift, terá inevitavelmente um enorme impacto na maneira que os profissional de marketing envolverão os consumidores. Uma das coisas mais importantes em marketing, especialmente para os Millennials, é a personalização. Com a capacidade de contar, literalmente, histórias imersivas, as empresas poderão se envolver como nunca.
As empresas que não fornecerem uma experiência virtual para clientes prospectivos, como lojas de varejo, terão uma queda nas vendas. A adoção da realidade virtual a partir de 2017 ocasionará, sem dúvida, algum tipo de mudança na ideologia de marketing. É melhor embarcar na realidade virtual agora, para visualizar em primeira mão os resultados dessa nova tecnologia.

5) Marketing efêmero

O Snapchat (em inglês) já está entrando no espaço de uma "plataforma de marketing padrão". No próximo ano, os profissional de marketing compreenderão que o Snapchat não é apenas uma ferramenta para experimentos divertidos em marketing. Ele é uma plataforma na qual os usuários estão se reunindo para absorver as mídias sociais em tempo real.
Para fornecer campanhas integradas que façam os constituintes se sentirem conectados, especialmente a geração mais jovem de consumidores (leia-se: os Millennials), você precisa oferecer conteúdo exclusivo que tem data de expiração. Esse marketing onde "menos é mais", ou efêmero, trata-se de uma comunicação que é mais curta e direta ao ponto. Em um mundo onde as pessoas têm cada vez menos tempo, esse modelo funciona.
O Snapchat é a plataforma definitiva para fazer com que os consumidores se sintam conectados e, ao mesmo tempo, únicos. Marcas como a ESPN, Vice já usam a plataforma para enviar suas mensagens a consumidores vorazes de mídia. Com o Snapchat, a publicidade se torna o produto, algo que os concorrentes não poderão ignorar. Aproveite essa enorme oportunidade para se conectar de maneira única, usando apenas uma pequena janela do tempo do seu público. Seja orgânico, fale como eles e vá direto ao assunto.

6) Pesquisa além dos mecanismos de pesquisa

Com o Facebook já trabalhando em testes para seu próprio mecanismo de pesquisa, parece inevitável que os recursos de pesquisa irão além do Google, Bing e Yahoo. À medida que os recursos de pesquisa melhorarem nas mídias sociais, as marcas obterão um impulso automático. Além disso, quando botões de comprar e mensagens de pagamento aparecerem nas mídias sociais em 2017, uma plataforma do tipo "tudo em um" se manifestará (mais convergência).
Com recursos de pesquisa avançados, métodos de pagamento integrados e impacto social que capacite os sites, como Facebook e Twitter, os consumidores poderão fazer compras, conversar com seus amigos sobre o que compraram e publicar a prova social de sua nova compra. A pesquisa avançada trará uma experiência social mais integrada que expande o domínio do comércio eletrônico. Se você alimentar seus esforços de marketing nessa pesquisa "tudo em um", do tipo comprar e compartilhar, das mídias sociais, é claro que sua marca terá retorno. Torne o processo de compra mais fácil, mas também transforme-o em umaexperiência.

7) A Internet das Coisas (IoT)

A tecnologia vestível viu uma taxa de adoção de 28% em 2016. ainda mais dados para profissional de marketing garimparem. Então, esses dados serão derivados dos hábitos cotidianos das pessoas? Parece que sim. Todos os anos, desde agora até o futuro próximo, veremos a IoT se tornar uma ferramenta cada vez maior que os profissionais de marketing poderão usar para se envolver com seus clientes.
Talvez, isso signifique que os anúncios terão em breve a capacidade de serem direcionados às pessoas de acordo com cada movimento. Para os profissionais de marketing, isso significa que seus dados precisarão se tornar mais conduzidos por comportamentos e, embora o poder dos dispositivos pareça ser desconcertante, você estará bem no alvo. No final das contas, as pessoas farão o que quiserem.

8) Inbound Marketing

Apesar de não ser uma novidade nos Estados Unidos, as empresas Brasileiras estão descobrindo cada vez mais o poder o Inbound Marketing. A metodologia Inbound acredita que a forma dos consumidores se relacionarem com as marcas mudou, e é importante saber em que estágio da compra eles estão para abordá-los de maneira estratégica e eficáz.
Essas 8 tendências revolucionárias devem ser elementos essenciais em seus planos de marketing para 2017, especialmente se não foram em 2016. Siga em frente, pense no futuro e veja como as coisas evoluem!
• João Carlos de Melo - Especialista em Administração;  Mestre em Marketing Viral e Cibernético. Meus contatos para Consultorias e Palestras: Celular: 21-99485-2094 ou 21-2782-3690
https://www.youtube.com/watch?v=Er63GOzHSfo
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terça-feira, 6 de setembro de 2016



Alguns recursos "escondidos" do Linkedin irão te surpreender...
Recentemente li uma matéria sobre  recursos "escondidos" no Linkedin.
Alguns já eram manjados e outros totalmente inéditos. Testei todos e achei tão bacana que resolvi compartilhar com meus contatos, afinal tenho mais de 12.000 conexões e acredito que possa atingir um grande número de pessoas.
Mas resolvi fazer melhor.
Além de falar destes recursos, reuni algumas dicas  sobre como usar o Linkedin a seu favor, vamos lá:
1) Você pode fazer um "espelho" do seu perfil em outro idioma
Algumas pessoas escrevem o seu perfil em outra língua, grande parte em inglês, o que eu não aconselho, pois ter um perfil somente em inglês, limita um pouco o seu alcance.
Sim, vivemos em um mundo no qual a língua inglesa é importantíssima e por isso é essencial que tenhamos o domínio dela, isso sem dúvida. Porém, lembre-se que  nem todos falam a língua, inclusive alguns recrutadores, pense nisso!
O que muitos não sabem é que há um recurso que permite que você crie um "espelho" do seu perfil em outra língua, com um link idêntico ao original.
Portanto você não precisa ter um perfil somente em inglês ou em outra língua.
Você deve acessar a opção “Editar perfil”, colocar o mouse em cima da seta ao lado do botão azul “Visualizar perfil como” e selecionar a opção “Criar perfil em outro idioma”. Você será então direcionado para uma página que permitirá editar suas informações na língua escolhida.
2) Desative atividades temporariamente
Todas as atividades que você realiza na rede aparecem para seus contatos, quando você troca uma foto, quando você faz uma alteração em seu perfil, se você inclui alguma experiência de trabalho, etc. Caso você não queira que as pessoas vejam que você está atualizando seu perfil, você precisa desligar temporariamente esse recurso. Para isso, clique em Settings no menu abaixo do seu nome no canto direito superior.
No "Perfil", clique em "Turn on /off  para Activity Broadcasts”.  No pop-up que aparece, desmarque a caixa e clique em Salvar.
Mas  não esqueça de voltar a essa definição e verificar  se  a atualização foi realizada com sucesso no seu perfil.
3) Inclua palavras-chave e aumente suas chances de ser contratado
Muitos sabem que o recrutadores utilizam filtros em vários sites para conseguir candidatos, no LindedIn não é diferente. É por isso que as palavras-chave são tão importantes.  Para ficar na mira dos recrutadores e aumentar suas chances de recolocação , alinhe suas palavras-chave com o cargo que você está tentando conquistar.
Você pode procurar no google sua descrição de cargo, basta colocar sua função e a palavra "descrição de cargo" e você encontra várias pesquisas que poderá se basear, compare o que você faz hoje com a sua descrição, veja se faltam palavras essenciais das suas atividades e preencha seu perfil.
Caso você tenha dificuldade, existem várias ferramentas que poderão ajudá-lo nessa tarefa. É recomendado você usar mais de uma. Aqui estão algumas: Google AdWords, WordStream Keyword Tool, KeywordEye,  KeywordSpy e SEMRush.
4) Como personalizar sua URL.
URL  é o endereço que você será localizado no Linkedin.
Quando você personaliza  a URL torna a busca mais fácil e  mais atraente do que uma sequência de letras e números sem sentido. Pode ser construída com seu primeiro e último nome e incluir mais informações. Para configurar a sua URL, clique em Perfil no menu superior e escolha Editar Perfil.  Em seguida, clique em na figura da engrenagem,  ao lado da URL abaixo da sua imagem. No lado direito da página, sob suas configurações de perfil público, é onde a sua URL atual é listada. Clique em editar para personalizá-la.
5) Receba recomendações
As  Recomendações de ex-chefes, colegas de trabalho são muito importantes no seu perfil da rede, elas dizem muito sobre você e tem o mesmo valor de uma referência profissional.
Como conseguir uma recomendação de meus colegas?
A melhor forma para se obter uma recomendação é recomendar alguém. Procure apenas pessoas que conhecem bem o seu trabalho. O mesmo vale para recomendar, só recomende quem você tem confiança no trabalho executado.
 6) Usar o logo do LinkedIn em outros perfis e sites
Já pensou em usar o logo do LinkedIn na assinatura de e-mail, site, sites de redes sociais ou em outros perfis? Sim, isso é possível, através de um recurso que está disponível para todos. E mais, isso cria backlinks para sua página de perfil, o que melhora a sua visualização e ranking no site.
Para isso será  necessário utilizar um código que o Linkedin disponibiliza. Clique em Perfil e depois em Editar Perfil. Agora clique no mesmo lugar que você fez para ver a URL personalizada. Na coluna do lado direito de navegação, próximo ao fundo, você verá “Badges” ou "Seu crachá de perfil público", logo abaixo, clique no link e lá terá todas as instruções de como criar um distintivo perfil. Caso tenha dúvidas, entre em contato com a central de ajuda do Linkedin.
 7) Compartilhe o seu trabalho
Um recursos interessante. Existe uma forma de divulgar o seu trabalho nos seus grupos.
Caso você queira adicionar links para seus artigos, ou profissionais da área de TI  que queiram  mostrar  as diferentes formas de tratar um problema ou compartilhar links para diferentes ferramentas, informações sobre tecnologias relevantes, isso é possível.
Através de aplicativos do LinkedIn, é possível compartilhar apresentações do PowerPoint, ou  armazenar uma cópia de seu currículo que está disponível para download.  Procure na página Applications LinkedIn.
8 ) Como usar o Headline 
Headline nada mais é do que o título do seu perfil, ou seja a função para a qual você trabalha ou está procurando recolocação. Lembre-se seu perfil navega por toda a rede com esta informação, portanto ela é importantíssima, é através dela que todos identificarão a sua identidade profissional.
Se você está procurando recolocação, ou está em fase de transição de carreira, você pode colocar a descrição da função que esteja mais alinhada aos seus interesses hoje. Você pode também não ficar limitado a apenas uma, pode colocar algumas das funções que você  hoje se dispõe a trabalhar.
Lembre-se,  este campo tem 140 caracteres, use-o com inteligência. Coloque de maneira clara, evite colocar seu título em inglês. O linkedin tem a possibilidade de fazer um "espelho" do seu perfil todo em inglês, como já expliquei no primeiro tópico. Portanto use seu perfil principal em português.
9) Como  organizar contatos na rede
Se você tem muitas conexões e quer organizá-las de maneira que fica fácil sua busca, este recurso será muito útil. Você poderá criar listas, é muito fácil. No menu “Minha rede”, clique em “Conexões”. Abaixo das últimas atualizações dos seus contatos, você verá o nome de todas as pessoas que já adicionaram você no LinkedIn.  Clique em “Marcador” para classificar aquele pessoa em um determinado grupo, como “colegas de classe”, “amigos” ou “parceiros”.
Se você preferir,  também poderá criar novos marcadores e mais tarde fazer buscas segmentadas por contatos de acordo com suas “listas".
10) Melhorar seu networking com a ferramenta de pesquisa de ex-alunos
Como isso pode te ajudar? fazendo buscas das páginas das universidades no linkedin, você pode encontrar ex-alunos que trabalham em empresas que você gostaria de trabalhar e que podem ser inclusive pessoas com as quais você conviveu.
Com isso você pode conseguir aproximação com estas pessoas e melhor seu networking. É um bom caminho para quem não sabe como começar a interagir na rede em busca de melhorar seus contatos ou mesmo conseguir mais chances de recolocação.
Para descobrir este recurso vá em minha rede, encontrar ex-alunos, que encontra-se na página principal, logo abaixo de pesquisa.
 11) Ferramenta para medir seu comportamento na rede.
Existe um ferramenta do LinkedIn que chama-se "Social Selling Index" ou "Indice de Vendas sociais" . Esta ferramenta faz uma avalição do seu comportamento na rede, com base nas suas informações de interação. Com isso você pode medir sua eficácia em estabelecer uma marca profissional, localizar pessoas e cultivar relacionamentos, ou seja, como você está desenvolvendo o networking.