Por Profº
João Carlos Melo - www.profjoaocarlos.blogspot.com “Quando você fala bem do seu
próprio negócio, é propaganda. Quando os outros falam bem dele, é assessoria de
imprensa”. Embora simples, essa definição traz vários insights de como
um bom relacionamento com a mídia pode impulsionar sua estratégia de inbound
1) Mais rápido
Quem já
montou um blog ou página em mídia social sabe como é demorado angariar seguidores.
Não conheço empresa sem pressa de crescer e faturar, e a aquisição orgânica de
tráfego simplesmente não acompanha a velocidade almejada. A assessoria de imprensa entra aqui,
veiculando seu conteúdo para captação e nutrição de leads em canais
externos. A Press Works mapeou mais de 50 mil veículos de comunicação no Brasil
de variados tipos, tamanhos e linhas editoriais, que estão sedentos por boas
matérias para preencher suas páginas.
2) Mais barato
Propaganda
pode ser cara e levar seu CAC (custo de aquisição de cliente) às alturas,
comprometendo a rentabilidade do seu negócio. Melhor (e mais econômico) do que
comprar espaço é conquistá-lo. No entanto, é preciso investir em conteúdo de
qualidade para ocupar o espaço editorial de um períodico, revista ou portal de
notícias. Um especialista poderá aconselhá-lo sobre como tornar um texto
factual, informativo, original, enfim, mais jornalístico para poder se
credenciar como uma pauta relevante à mídia. Ainda, existem técnicas que
aumentam a chance de emplacar backlinks para seu domínio, turbinar seu
SEO e dar uma aliviada no orçamento de links patrocinados.
3) Mais credibilidade
Meio
óbvio, né? Uma matéria traz mais confiança do que um anúncio pago. Não é à toa
que diversos sites trazem em sua home uma seção “Na Mídia”, onde fazem questão
de se apresentar usando as credenciais de terem sido veiculados aqui ou lá para
transmitir credibilidade.
4) ...com mais variabilidade também
Quando
você compra um anúncio, você sabe exatamente como e quando ele será veiculado.
Muitas vezes até a tonalidade do Pantone será escolhida por você. Em assessoria
de imprensa é outra história: depende da decisão independente de um jornalista
ou corpo editorial para que uma matéria saia. Às vezes, a pauta cai, sai menor
do que o esperado, com uma foto que não agrada e escrita com uma palavra ou
expressando uma opinião que não é a ideal. Já vi conteúdos publicados em sites
pequenos e médios bombarem e trazerem resultados incríveis para o cliente.
Algumas vezes, uma matéria bem escrita e publicada em grandes portais
simplesmente não pega, e o cliente não converte. Variabilidade é, portanto, a
regra do jogo.
Como todo
investimento em marketing, assessoria de imprensa não tem retorno garantido. No
entanto, tal ação apresenta vantagens em relação a outras formas de atrair
visibilidade para o seu negócio, tornando-a um must-do dentro do mix
de divulgação. É preciso testar: se der resultados, continue; se não der,
deixe-a de lado por um tempo até se convencer que uma nova tentativa valha a
pena. Você está pronto para assumir o risco de dar certo?
Exemplo:
Meu vídeo de Empreendedorismo Digital continua em 1º lugar entre os mais
Famosos na audiência do SINAERJ... Muito Obrigado pelas visualizações a cada
dia.
Pense nisso... Reflita... Questione-se... Indague-se... Sugestione-se... Torne o seu dia com mais Soluções... e Defina-se com certezas e ajude sempre que puder outras pessoas com seus Conselhos ou Profissionalmente, pois os frutos do seu sucesso certamente estarão a caminho e com excelentes expectativas.
• João Carlos de Melo Silva .¨.
• Professor de Administração e Marketing
• M.E.C nº 116.993.874/118/DF / C.R.A nº 20-34199-7
• Rio de Janeiro -- Brasil
e-mails: profjoaocarlosmelo@gmail.com
ESPECIALISTA EM MARKETING POLÍTICO E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
Como você prefere entregar a sua comunicação? Em qual canal você prefere investir?
Afinal, por que ainda existem pequenas e médias empresas que resistem em investir em marketing digital?
Meus contatos para Consultorias e Palestras: Celular: 21-99485-2094 ou 21-2782-3690
https://www.youtube.com/watch?v=Er63GOzHSfo
http://lnkd.in/GN69K2 http://lnkd.in/dyVjAxH http://lnkd.in/dyp_si9
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• João Carlos de Melo Silva .¨.
• Professor de Administração e Marketing
• M.E.C nº 116.993.874/118/DF / C.R.A nº 20-34199-7
• Rio de Janeiro -- Brasil
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