Fui Paraninfo de várias Turmas/Unopar

terça-feira, 29 de novembro de 2016

MUDANÇAS, EXIGEM ESTUDOS CONSTANTES.
Por ProfºJoão Carlos Melo - www.profjoaocarlos.blogspot.com
Por onde começar ???????????????????????????????

A definição de suas buyer’s personas e a compreensão da jornada de compra pela qual cada uma delas passa é determinante para uma boa estratégia de e-mail marketing. Essas estratégias fazem parte do Inbound Commerce, o marketing digital para e-commerce que conduz o visitante pelo funil de vendas até a compra. Depois de concluídos estes primeiros passos, vamos entender melhor os porquês do uso do e-mail marketing.

O e-mail marketing para e-commerce segue a ideia de produção de conteúdos de valor, ou seja, não é só uma forma de apresentar seus produtos e vendê-los diretamente. Compartilhar e-mails com seu público é, principalmente, uma forma de lembrar o usuário que sua loja existe e criar um relacionamento duradouro e personalizado. Além disso, é uma maneira eficiente de avaliar a satisfação dos clientes e a principal estratégia para contornar os abandonos de carrinho e aumentar a taxa de conversão de seu e-commerce.

Para começar, separe um campo de cadastro de e-mails em seu site do e-commerce. Este call-to-action deve ser atrativo e é a partir dele que serão geradas suas listas de e-mail. Inserir perguntas como feminino/masculino na hora de preencher estes campos pode auxiliar na segmentação de sua lista desde o início. Além desta forma de captação de e-mails, aqueles conseguidos por quem realizou compras serão os principais na hora de segmentar o seu público.

Neste momento, também é importante selecionar uma boa ferramenta de email marketing, como a HubSpot, para a frequência de disparo, monitoramento, automatização e segmentação de listas. As informações de taxa de abertura, cliques e rejeição são o que vão permitir o aprimoramento contínuo de suas estratégias e que irão direcionar as campanhas seguintes. Ter uma boa pré-visualização dos e-mails, com um título e descrição com linguagem adequada, que atraia e provoque o público, é de extrema importância. Da mesma forma, teste layouts diferentes e atrativos a cada período de tempo determinado, sendo pelo menos uma vez ao ano.
Tipos de e-mail marketing para e-commerce

Alguns dos e-mails mais comuns são as newsletters, os e-mails de registro de um novo usuário e de notificações do pedido. Com relação ao pós-venda, o e-mail marketing cumpre um papel indispensável. O primeiro passo do pós-venda é agradecer pela compra. Neste momento, aproveite para falar mais sobre sua marca e para direcionar seu comprador para outras redes de relacionamento.

Disponibilize informações concretas sobre a transação realizada: entre as informações enviadas devem estar a confirmação do pedido, quando o produto foi encaminhado para a transportadora e qual será o dia de entrega. Por fim, pergunte ao seu cliente se o produto foi recebido corretamente e se atendeu as expectativas e necessidades. Este é o momento de identificar pontos de melhoria na venda e recolher depoimentos ou avaliações de seus produtos para que sirvam como experiência para transações futuras.
Segmentação de e-mail para e-commerce

As estratégias que serão o diferencial de sua empresa são as de segmentação de e-mail. Utilizar do e-mail marketing para segmentar seu cliente por interesses, comportamentos e desejos é uma forma muito eficiente de atingir da forma que deseja cada público distinto. Neste sentido, tenha automatizado o envio de e-mails como:

    Premiações de consumidores mais leais com cupons de desconto nas próximas compras ou sorteios;

    Reativação de compradores dormentes com sugestões para pessoas que já compraram em sua loja de produtos similares;

    Campanhas especiais para datas comemorativas e sazonalidade de produtos, com um calendário antecipado para o planejamento e criação de campanhas inteligentes;

    Mensagens recorrentes com versões diferentes para pessoas que navegam em categorias e produtos diferentes. Ex: dicas e produtos para cabelo para pessoas que navegam na categoria de itens de beleza;

    Campanhas de urgência com promoções rápidas e cupons de desconto que são válidos apenas por alguns dias;

    E-mails para abandono de carrinho, perguntando o motivo do cancelamento da compra, indicando vantagens do produto, oferecendo desconto ou frete grátis e indicando produtos similares;

    E-mails de reposição de produtos que possuam prazo de validade, esgotamento ou que devam ser trocados em períodos de tempo. Ex: indicação de sapatos para crianças alterando os tamanhos com o tempo;

    União de campanhas de e-mail marketing com as estratégias de outros canais de divulgação e venda a partir da prática do Omni Channel.

Com boas estratégias de e-mail marketing, um cronograma bem definido e determinação em todas as etapas, seu e-commerce terá o destaque que você deseja, gerando um aumento considerável em sua taxa de conversão. Que tal começar agora?


2017 esta chegando... Fique Ligado...
O saber é veloz e inevitável...
Pense nisso...Reflita... Questione-se... Indague-se... Sugestione-se... e Ajude sempre que puder outras pessoas com seus Conselhos ou Profissionalmente, pois os frutos do seu sucesso certamente estarão a caminho com grandeza....
Procure aprender Todos os dias
João Carlos de Melo Silva .¨.
Professor de Processos Gerenciais;  Marketing; Gestão Pública
Logística; Administração e Gestão Ambiental
Congressista Palestrante in Business
M.E.C nº 116.993.874/118/DF /  C.R.A nº 20-34199-7 
Rio de Janeiro -- Brasil
Site da minha Universidade: www.unoparvirtual.com.br
Consultor Empresarial em Processos Gerenciais;  Marketing; Gestão Pública
Logística e Administração

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Tenho falado diariamente em minhas Palestras por todo Brasil, a respeito da ineficiência absoluta do LINKEDIN, porque realmente os criadores desta Plataforma de interatividade viral, poderiam ter explorado significativamente e eficazmente a inteligência e sua velocidade de relacionamento Viral.  Construindo suas bases didáticas com muito mais sucesso e soluções verdadeiras.
Mais infelizmente não o fizeram e na realidade não é o que acontece DE FATO.  A cada dia que se passa, observo que essa farsa que é o LINKEDIN, esta tomando proporções incríveis como um produto totalmente NEGATIVO , e uma ferramenta de comunicação IDIOTA e sem Futuro.
Fico Impressionado como Professor Universitário e Palestrante Congressista, os relatos negativos que chegam até a mim dia após dia em todo Brasil em relação a esta ferramenta viral de comunicação que é o LINKEDIN.
Sou um especialista na cadeira e ciência do Marketing Viral, pois desenvolvo diversos Projetos neste segmento Viral. Um deles, em grande Expansão por todo Brasil e Exterior, são os projetos de EaD para Universidades; Cursos e Empresas.
Tenho acompanhado e realizado pesquisas, de forma quantitativa e qualitativas por amostragens e execuções. E todos relatam a mesma insatisfação com o LINKEDIN. Inclusive foi tema de TCC de um dos meus alunos do curso MBA de Marketing onde suas pesquisas de campo pode relatar que: O LINKEDIN ( NÃO FUNCIONA; NÃO É SÉRIO; NÃO POSSUI IMPORTÂNCIA COMERCIAL; TEM MARKETING FRACO E INÚMERAS SOLICITAÇÕES DE EMPREGO SÃO INVENTADAS ).
ENFIM SÃO DETALHES QUE APURO DIA APÓS DIA DO LINKEDIN, É LAMENTÁVEL QUE DETERMINADAS FERRAMENTAS VIRAIS SEJAM EXIBIDAS SEM A MÍNIMA ANALISE MERCADOLÓGICA. 
João Carlos de Melo Silva .¨.
• Professor de Administração e Marketing / Gestor Empresarial e Palestrante
• M.E.C nº 116.993.874/118/DF / C.R.A nº 20-34199-7
• Rio de Janeiro -- Brasil
e-mails: profjoaocarlosmelo@gmail.com
Meus contatos para Consultorias e Palestras: Celular: 21-99485-2094 ou 21-2782-3690
https://www.youtube.com/watch?v=Er63GOzHSfo
http://lnkd.in/GN69K2 http://lnkd.in/dyVjAxH http://lnkd.in/dyp_si9


quinta-feira, 24 de novembro de 2016


Mais duas Palestras só Hoje... E que venham as Próximas...
Como usar o marketing digital para transformar o seu negócio
Palestra do Professor João Carlos Melo - Centro de Convenções Empresariais Botafogo e Hotel Glória Convenções & Business www.profjoaocarlos.blogspot.com

A sua empresa está totalmente integrada à era digital? Sua equipe está envolvida com transformação digital e faz algo além de atualizar seu site a cada 6 meses? Para muitas empresas, a incapacidade de se adaptar à nova tecnologia significa ficar para trás e perder o negócio. Se seus prospects e clientes estão pesquisando e comprando on-line, por que você não está vendendo para eles pelos canais digitais?
Pergunte a qualquer jovem sobre a Kodak e ele vai ter dificuldade em dizer o que ela faz. Para muitos de nós, entretanto, a Kodak foi uma marca muito conhecida e ex-líder no ramo de filme analógico. A Kodak não apenas perdeu o barco com o advento da tecnologia digital como também teve uma enorme dificuldade em compreender como os consumidores queriam se envolver, interagir com suas fotos e as tecnologias envolvidas. Como resultado disso, a Kodak declarou falência em 2012.
Para empresas como a Kodak, se quiserem permanecer no negócio, elas serão forçadas a adotar medidas desesperadas de corte de custos começando com demissões de funcionários. Muitas vezes, essas demissões começam nos centros de custo tradicionais, como recursos humanos e marketing. Durante o planejamento de demissões, a empresa examina os departamentos que são incapazes de provar o retorno sobre o investimento (ROI) e, de fato, representam custo na administração de uma empresa.
Quando o departamento de marketing é reduzido, nós, os profissionais de marketing, temos dificuldade de aceitar isso. Afinal de contas, o marketing sempre foi responsável por colocar o produto no mercado. A realidade para a maioria dos departamentos de marketing é que eles têm uma longa lista de estratégias complexas, influenciadas por uma mistura de partes interessadas dentro e fora da empresa. Estamos sobrecarregados com uma série de funções de negócio, como o aumento da consciência de marca, adoção de produto e criação de pipeline, tudo isso resultando em mais projetos do que podemos de fato lidar. Com tudo isso, provar o ROI acaba ficando em segundo plano.
Mas como você sabe o que funciona para a sua empresa se não consegue medir a eficácia das suas campanhas de marketing?
Vamos comparar esta situação com o departamento de vendas, que opera sob um constante senso de urgência, porque estão sempre trabalhando para atingir uma cota de vendas predeterminada. Este senso de urgência é agravado pelo fato de que a remuneração deles é vinculada a atender ou exceder essas cotas. Isto dá a eles um extraordinário sentido de foco em relação a medir seus resultados e revisar suas estratégias.
Não há nenhuma razão pela qual o marketing não possa trabalhar em direção a metas da mesma maneira que vendas faz.
Definir metas de marketing inteligentes (SMART)

Para fazer tudo isso, primeiro precisamos desenvolver metas mensuráveis que permitem mudanças de estratégia e revisões ao longo do caminho. Metas mensuráveis também nos ajudam a provar nossa eficácia e aprimorar os processos.
No entanto, as metas serão inúteis se não forem realistas. Por isso, é fundamental definir metas inteligentes. Veja como você pode fazer isso:
Específico -- defina números reais com prazos reais
Mensurável -- tenha certeza de que você consegue controlar suas metas
Atingível -- trabalhe em direção a uma meta que seja difícil, mas atingível
Realista -- seja honesto consigo mesmo, incluindo o que sua equipe pode ou não fazer Enfrente os desafios que surgirem
Temporal -- dê-se um prazo. "Um dia" não é específico o suficiente
• João Carlos de Melo Silva .¨.
• Professor de Administração e Marketing
• M.E.C nº 116.993.874/118/DF / C.R.A nº 20-34199-7
• Rio de Janeiro -- Brasil
e-mails: profjoaocarlosmelo@gmail.com
Meus contatos para Consultorias e Palestras: Celular: 21-99485-2094 ou 21-2782-3690

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